quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quem foi o Monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke?

Breve Biografia do Patrono
MONSENHOR HONÓRIO HEINRICH BERNARD NACKE

Filho de Henrique Nacke e Elisabeth Horst Nacke nasceu no dia 14 de fevereiro de 1.908 na cidade de Westenholz, diocese de Paderborn (Alemanha).
Monsenhor Honório interessou-se sempre muito por psicologia patológica, estudou também medicina e foi durante 2 anos professor de ética profissional e psicologia. Deu nesses anos muitas conferências e cursos sobre esta matéria de sua especialidade. No ano de 1.950 ocorre a sua chegada em Morungaba-SP, onde encontra a casa paroquial e a igreja em mau estado e através de campanhas realizou as reformas necessárias.
Construiu também a Sede Paroquial e ali começou a ensaiar a peça Branca de Neve e os Sete Anões logo após um ano de ensaios, a peça foi apresentada a população diversas vezes. Comprou um rádio-vitrola, discos e formou ali mesmo uma pequena biblioteca para os jovens da época onde poderiam se divertir e tomar gosto pela leitura. Construiu ainda um pequeno hospital onde trouxe irmãs e nesse mesmo hospital nasceram crianças de Morungaba. As crianças que necessitavam de atendimento básico como higiene e alimentação eram ali atendidas. As irmãs que ali se encontravam davam aulas de tricô, crochê, bordado, corte e costura, arte culinária e puericultura.
As pessoas interessadas aprendiam a cuidar de recém-nascidos aprendendo os cuidados a tomar principalmente as moças que iriam se casar. O cruzeiro da cidade foi construído pois ele dizia que era a proteção da cidade. O Cruzeiro é um importante grupo de imagens colocadas no cume de um dos morros da Serra de Cabras. Em duas placas de mármore, podem-se colher algumas informações sobre a origem do Cruzeiro.  Aos pés da cruz, certamente por sugestão do Monsenhor Honório Heinrich Nacke, então vigário, estão gravados alguns versos de uma música sacra, um lamento cantado nas semanas-santas, a que o vigário dava a dimensão de uma tragédia viva, pela solenidade com que a celebrava.
Monsenhor Honório dava aulas de catecismo todas às noites principalmente sobre a história sagrada, que eram demonstradas através de mapas da Palestina, colocados em cavaletes para que todos pudessem ver e memorizar. Conseguiu junto com a Prefeitura de Bragança Paulista-SP, a construção de uma escola ao lado de Santo Antonio em Passa-Três. Convenceu o Prefeito a abrir uma estrada melhor de Passa-Três a Tuiuti-SP. Fez também em Passa-Três um cruzeiro todo de pedra. Fez também a gruta de Nossa Senhora de Lurdes ao lado da Igreja de São Benedito na cidade de Morungaba.
Construiu o Hospital Santo Antonio com a ajuda da população. Aos domingos após a missa os homens faziam viagens com caminhões levando pedras e outros abriam alicerces. Monsenhor Honório conseguiu ajuda do Governo do Estado para levantar o hospital. Fez ao lado uma capela e doou a chácara onde estão instaladas as irmãs hoje conhecidas como Servas da Caridade situada na cidade de Morungaba, na rua onde após alguns anos ganhou seu nome.
Por tudo isso foi nomeado Monsenhor com uma festa solene. Dava palestra na Faculdade de São Francisco em São Paulo, saindo assim por diversas vezes reportagens no jornal “O Estado de São Paulo”.  Incentivava os jovens de Morungaba a estudar, dizia que a maior herança de um pai para um filho era o estudo e a cultura.
Não admitia de forma nenhuma que alguém arrancasse árvores, dizia também que a natureza era Deus. Era muito enérgico. Não aceitava que se fizesse baderna na noite de Natal e Sexta-Feira Santa que a seu ponto de vista eram duas grandes ocasiões sendo o nascimento de Jesus o filho de Deus e sua crucificação.
Entrava nos bares e pegava os homens que ali se encontravam pelos braços para irem a Igreja dizendo: “Primeiro a obrigação depois a diversão.” Além de tudo isso, estudava homeopatia e consultava muitas pessoas de dentro e de fora da cidade. Era muito procurado pelas pessoas, pois, a fama de que ele curava se espalhou rapidamente.
 Monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke veio a falecer aos 58 anos no Brasil, no dia 17 de novembro de 1.966 de Angina Péctoris. Monsenhor se tornou patrono da primeira escola de segundo grau na cidade a E.E.Monsenhor Honório Heinrich Bernard Nacke. Seus restos mortais se encontram em uma lapide situada na capela de Santa Maria Crucifixa no Hospital Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário